Mapa altera calendário de semeadura da soja em cinco estados

Após analisar pedidos de entidades e órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal para que fosse revisto o calendário de semeadura de soja inicialmente proposto, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgou as novas janelas de plantio com alterações para 5 estados: Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

Confira a seguir como ficaram os calendários atualizados para cada um deles.

Para a Bahia, o novo período vai de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2023. Neste caso, o calendário foi reduzido de 100 para 92 dias em atendimento à solicitação do Órgão Estadual de Defesa Sanitária Vegetal.

Em Rondônia também foi atendida a solicitação do Órgão Estadual de Defesa Sanitária Vegetal no sentido de estabelecer um período único de 100 dias para todo o estado, ao invés de períodos diferentes para duas regiões, como estabelecido no primeiro calendário divulgado pelo MAPA. Agora, o período vai de 11 de setembro a 20 de dezembro de 2023.

Região Sul terá janelas de plantio regionalizadas

Para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram consideradas as solicitações dos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal e demais razões técnicas relativas à necessidade do aumento dos períodos anteriormente estabelecidos.

A medida se vale em função de características geoclimáticas e arranjos produtivos em algumas regiões específicas, principalmente para os casos em que a soja é cultivada como segunda safra.

Assim, ao invés de um período único para cada unidade Federativa, foram estabelecidos calendários diferenciados para regiões diferentes de cada um destes estados.

Paraná

Com o calendário regionalizado, a semeadura da soja no Paraná vai estar dividida em três regiões, com calendários específicos, com períodos de 100 a 120 dias contínuos para que os produtores rurais possam realizar o plantio (confira o mapa abaixo). As regiões 1 e 3 terão 120 dias para o plantio, enquanto a região 2 segue com 100 dias.

1ª: 20 de setembro a 18 de janeiro de 2024

2ª: 11 de setembro a 20 de dezembro de 2023

3ª 17 de setembro a 15 de janeiro de 2024

Acesse a lista completa de municípios por região AQUI

No Rio Grande do Sul também são três regiões:

1ª: 1 de outubro a 18 de janeiro de 2024

2ª: 1 de outubro a 28 de janeiro de 2024

3ª: 1 de outubro a 08 de janeiro de 2024

Confira a lista completa de municípios de cada região do RS AQUI

Já o estado de Santa Catarina foi dividido em quatro regiões.

1ª: 13 de outubro a 10 de fevereiro de 2024

2ª: e 3ª: 02 de outubro a 30 de janeiro de 2024

4ª: 02 de outubro a 10 de janeiro de 2024

Confira a lista completa dos municípios de SC por região AQUI

Fontes: 

MAPA

Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC)

Agência Estadual de Notícias do Paraná

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS (Seapi)

Canal Rural